História

No ano de 1967, na cidade de Lisboa, dois amigos: o Adelino Santos e o Ferreira fizeram uma sociedade para se dedicarem à venda de artigos de ourivesaria. Elegeram a popular Praça da Figueira e a vizinhança do Hospital das Bonecas. O nome escolhido para esta aventura foi: OURIVESARIA DÓLAR.

Nesse ano, começaram a marcar a diferença do comércio na Praça da Figueira e nos locais limítrofes, usando uma segredo deveras simples: a simpatia. Na época não era normal ter clientes estrangeiros, ficando-se a comercialização de peças em ouro pelos clientes nacionais e, devido à sua localização, a população que gravitava à volta da Praça: as vendedeiras do mercado da Figueira e os comerciantes de retalho existentes na zona. Mas, a aposta, desde o início da dupla, nos artigos em prata de decoração: salvas, serviços, faqueiros, talheres, candelabros, cinzeiros, etc. levou a que a venda destes artigos começasse a ter grande relevância nas vendas da loja.

A heterogeneidade e a diversidade social dos clientes começou a ser uma realidade. Até aí, na Praça da Figueira, apareciam os clientes já referidos, a partir da inauguração da Ourivesaria Dólar começaram a aparecer os clientes mais diversos dentro dos residentes da cidade de Lisboa e os visitantes das regiões limítrofes de Lisboa acorriam para adquirir as peças que a Ourivesaria Dólar vendia.

A vida na cidade de Lisboa (e em Portugal) conheceu grandes mudanças e a Ourivesaria Dólar acompanhou, com sabedoria e paciência. Conheceu os bons momentos e os maus momentos. Tudo ultrapassou. Tornou-se assim, uma Instituição.
No ano de 2008, foi a vez da Ourivesaria Dólar sofrer uma modificação que a projectou para o novo milénio, através da nova geração de gestores que acompanharam a mudança do mundo e da realidade comercial. Voltaram a colocar a Instituição Dólar na rota do comércio de luxo e de peças de arte da cidade de Lisboa. A mudança foi perpetrada através da introdução de peças em verdadeira extinção: ouro tradicional português; pratas de decoração de contrastes dos séc. XVIII, XIX e XX. A par destas peças foi iniciada a comercialização da relojoaria de alto luxo. A grande novidade: todas as peças comercializadas passaram a ser de 2ª mão ou usadas. Foi iniciado um novo ciclo. Qualquer Instituição que se preze, está sempre em mutação. Este novo foco veio reforçar a capacidade da Ourivesaria Dólar em se manter uma Instituição no mercado.

– Que melhor forma podíamos ter de festejar os 50 anos da Ourivesaria Dólar –1967/2017- do que a de inaugurarmos um site?
Este site permitir-nos-á, ir de encontro à exigência dos n/ clientes e prepararmos a n/ loja para as gerações vindouras, sejam elas de mentores, sejam de colaboradores. Nos nossos 50 anos de existência, devemos ser das empresas que menos colaboradores tiveram na sua vida, apenas 8 passaram na n/ loja desde 1967 (50 anos), sendo de referir que são sempre necessários dois colaboradores em simultâneo para o bom funcionamento da loja. Não fica mal referi-los aqui: José Nunes; Teresa; José Pinheiro; Paulo; Ruben; Fátima, e os actuais: Aníbal e Pedro. Temos ainda de destacar a colaboradora mais antiga da empresa, a Lúcia que é responsável pelo departamento de manutenção.

Nas nossas memórias, cabem todos os momentos, bons e menos bons, mas cabe, sobretudo, a nossa capacidade de mudar, alterar e de nos adaptarmos no presente para podermos projectar o futuro com a confiança e rigor com que sempre nos pautamos. A presença de todos os clientes que nos visitam diariamente e a confiança com que fazem negócios connosco não “caiu do céu”, foi um percurso de rigor e honestidade que nos tornou numa referência na cidade de Lisboa, devidamente reconhecida pelos nossos parceiros e colegas que não têm receio em nos recomendar porque sabem que o nosso rigor e correcção são constantes. Mais, a relação de confiança existente com as autoridades fiscalizadoras prova tudo isto. Confiança a única coisa que permanece imutável na Ourivesaria Dólar.

Os novos tempos levaram a que o e-commerce se tenha tornado uma realidade. As vendas através de sites especializados na Internet já representam uma fatia de destaque nos nossos negócios. A nossa presença em feiras internacionais no domínio da relojoaria também tem contribuído para, além de fomentar o comércio, transformar a Ourivesaria Dólar num “player” com algum destaque no mercado nacional da relojoaria de luxo.

Não esquecemos aquilo que fez de nós o que somos hoje. Continuamos a comercializar peças em ouro tradicional português de 19,2K – 800‰, peças de decoração em prata que fazem o deleite dos nossos clientes, sejam eles portugueses ou estrangeiros. Temos ainda de referir as peças (ouro ou prata) de contrastes antigos que temos o orgulho de continuar a vender e a comprar. Incrementámos também a comercialização de jóias tradicionais e outras de griffe com designs mais arrojados. Por último, e a acrescentar a todo este investimento temos a relojoaria que, desde 2008, passou a ter da nossa parte, uma aposta também muito forte. Destacamos como marcas comercializadas por nós algumas das seguintes casas relojoeiras de prestígio: Patek Philippe, Rolex, IWC, Franck Muller, Breitling, Chopard, Cartier, Girard Perregaux, Omega, Tag, Bucherer, Longines, etc… Esta aposta está definitivamente ganha.A Ourivesaria Dólar mantém a ribalta da actualização dos colaboradores directos e indirectos.

Temos o privilégio de ter na nossa empresa, especialistas em inúmeras matérias:

  • Avaliador Oficial da Casa da Moeda
  • Especialistas em Gemologia
  • Especialistas em Numismática
  • Especialistas em contrastes de ouro e prata
  • Ensaiadores / Fundidores
  • Especialistas em relojoaria
  • Laboratório de relojoaria
  • Departamento de auditoria técnica.

Não podemos deixar de referir que fazemos parte de associações nacionais e internacionais que além de regularem a actividade em que estamos inseridos também representam a vanguarda do comércio no futuro.

Sem falsas modéstias, temos de salientar que ainda hoje estamos a inovar: somos pioneiros na introdução das garantias de 2 anos em todos os artigos (usados) vendidos por nós; damos apoio técnico e garantia de qualidade; fornecemos sugestões de uso e manutenção das peças; avaliamos com garantia de compra.

Quando solicitados para comprarmos peças, seja por parte de particulares ou colegas (comerciantes), todos, sem excepção, sabem que a nossa oferta é correcta. Por isso, adquirimos mais de 80% das peças que avaliamos.

A nossa empresa alimenta-se de negócios. Comprar e/ou Vender. Para estarmos vivos, temos de fazer negócios.

O respeito pelo passado leva a que tenhamos orgulho na nossa história e pelas pessoas que passaram por cá. A objectividade pelo presente levou a que a mudança acontecesse e mantendo-se a energia da empresa para que enfrente o futuro com genialidade. Sim, genialidade. A relação existente entre todos os quadros da empresa e a abertura dada a todos, sem excepção, para expor novas ideias, leva a que, de todos os raciocínios juntos resultem verdadeiras genialidades.

Estamos vivos e esperamos por si para comprar ou vender as suas peças.

Somos uma administração que tem o prazer e o privilégio de capitanear a força de trabalho da Ourivesaria Dólar!